Post sobre o Japão e o acidente nuclear

| sexta-feira, 18 de março de 2011 | |


Todo mundo sabe que o Japão esta passando por uma situação muito difícil, terremoto, tsunami e agora o problema nuclear, que na minha opinião é o pior de todos eles a se enfrentar.
O governo Japonês classificou os níveis de radiação como 4, os americanos e franceses classificaram como 6(um nível a menos do acidente nuclear de Chernobyl que foi classificado como 7)


Obviamente que o governo Japonês esta emitindo fatos, para evitar o pânico descontrolado de sua população que já esta totalmente desolada pelo terremoto e pela tsunami.
Acho que todos que acompanham as noticias sobre este assunto viram na TV ou em vídeos na internet as imagens da usina nuclear de Fukushima bem danificada, soltando uma fumaça branca no qual é altamente radioativa.
O governo Japonês afirmou que os níveis de radiação liberados foram baixos, e não havia com que se preocupar.Não sei se é certo mentir para a população nestas horas, mas em momentos como este, acho que o pânico deve ser evitado a todo o custo para não piorar uma situação que já é crítica.

Para especialistas, o invólucro de metal que guardava alguns dos bastões de combustível pode ter se quebrado ou fundido, consequentemente liberando pequenas quantidades de vapor de césio e iodo(substancias altamente cancerígenas).
O combustível de urânio tem um altíssimo ponto de fusão e é muito improvável que tenha ficado em estado líquido, e ainda mais improvável que tenha se convertido em vapor.Caso contrario, as coisas iriam se complicar muito mais para os japoneses, pois a precipitação radioativa seria muito maior.

Qual a diferença do acidente de Chernobyl para o de Fukushima?
Em Fukushima as explosões ocorreram do lado de fora do compartimento de aço e concreto que envolve os reatores, que aparentemente permanecem sólidos. Foram danificados apenas o této e os muros ao redor dos compartimentos de proteção.Já em  Chernobyl, a explosão e espalhou pedaços de urânio e grafite altamente radioativo centenas de metros em volta da usina alem de expor o núcleo do reator ao ar por vários dias.Logo depois ocorreu um incêndio que lançou na atmosfera nuvens de fumaça carregadas de conteúdo radioativo.

Quanto tempo vai durar a contaminação pela radiação?
O iodo radioativo se dissipa rapidamente, e a estimativa é de que a maior parte se dissipe em um mês. O césio radioativo não permanece no corpo por muito tempo – a maior parte terá saído em um ano. Entretanto, a substância fica no ambiente e pode continuar a representar um risco por muitos anos.
Para vocês terem uma idéia em Chernobyl as 180 toneladas de lava radioativa que foram seladas com a usina nuclear, vão continuar queimando pelos próximos 2 mil anos.

0 comentários:

Postar um comentário

2leep.com